DO ENSINO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO
Home > Ensino
ENSINO MÉDIO

Os princípios pedagógicos vêm ao encontro das habilidades esperadas dos aprendizes do presente, expostos a um ambiente que exige leitura plural do mundo e que se caracteriza pelas rápidas mudanças nos campos científicos, tecnológicos, sociais e políticos, mas que, ao mesmo tempo, não deixam de lado a valorização das necessidades da coletividade, da capacidade de interpretar a realidade local, global e de promover o desenvolvimento da reflexão.

Nessa fase final da Educação Básica, a proposta pedagógica do Caminho do Saber é aplicada de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e do aprofundamento dos conhecimentos gerais. Para desenvolver habilidades que atendam a tantas e tão complexas necessidades, as estratégias são fundamentadas em quatro pilares que sustentam o trabalho pedagógico. São eles:  Protagonismo, Rigor conceitual e conteúdo relevante, pensamento complexo e transformação da realidade.

• Protagonismo, educação focada no aluno e no desenvolvimento coletivo. As atividades propostas tem como objetivo instigar, problematizar, promover o debate, despertar a curiosidade,  estabelecer pontes entre  os saberes novos e os já existentes.
  • Rigor conceitual e conteúdo relevante: um material didático é rigoroso quando é fundamentado em uma cuidadosa construção conceitual e metodológica.
  • Pensamento complexo: a proposta é articular os princípios da ordem e da desordem, da separação  e da união, da autonomia e da dependência, que às vezes são complementares e antagônicos. A ideia dos saberes múltiplos integra a imprecisão e a dúvida e é capaz de conceber a organização.
  • Transformação da realidade: pratica da cidadania. A proposta é avançar para a iniciativa concreta, seguir para a tomada de decisões e colocar numa prática transformadora o que se aprendeu.

De forma mais pontual, podemos identificar bases derivadas desses quatro princípios, desde a Educação Infantil até o Pré Vestibular, e que constituem o ponto de referência para orientar a ação educativa em todas as áreas de conhecimento, ao longo do desenvolvimento escolar do aprendiz.

Por isso, o Caminho do Saber trabalha com um sistema diferenciado no Ensino Médio, em que nos dois anos e meio iniciais, são estudados os assuntos das várias áreas do conhecimento e, no meio ano final, terceira série, é feita uma revisão geral de todo o conteúdo programático, além de simulados, avaliações semanais e aulões diversos, aos sábados, para que sejam preparados para enfrentar  os concursos,  vestibulares e o Enem, além de possibilitar que eles participem das relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam com seus estudos.

Para despertar a leitura nos alunos, todo bimestre são feitos trabalhos referentes aos livros solicitados nos vestibulares. Esse evento busca promover palestras e atividades sobre as obras selecionadas e pode oferecer aos educandos a oportunidade de um estudo mais aprofundado sobre elas. De forma  atraente, o professor de Literatura  conduz discussões e apresenta opiniões e análises a respeito das principais obras literárias, contribuindo com o desenvolvimento da capacidade de interpretação dos alunos e despertando o senso crítico como leitores.

Para obter um bom desempenho no Enem e nos vestibulares, além da formação adquirida durante os anos escolares, é preciso conhecer a dinâmica das provas  e fazer técnicas de estudo e de resolução de questões. Nesse sentido, o Colégio Caminho do Saber oferece esse projeto desde o Ensino Fundamental com base nas diretrizes adotadas em avaliações oficiais do MEC e constituído sob as mesmas estruturas do Enem e dos vestibulares: quatro áreas do conhecimento, tempo e ordem de aplicação, ensalamento, modelos e quantidades de questões — sempre considerando o ano escolar.