DO ENSINO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO
Home > Ensino
ENSINO FUNDAMENTAL II

O material de Ensino Fundamental foi planejado de forma a conduzir o aluno a compreender os textos e realizar atividades com autonomia. Sua concepção fundamenta-se em propostas estimulantes e modernas de aprendizagem: trabalhos em grupo, solução colaborativa de problemas, promoção da criatividade, melhoria da capacidade de decisão e apreensão de conteúdos.

Os desafios da atualidade prevêem a formação que leve em conta a valorização das necessidades coletivas, a capacidade de interpretar realidades local e global, a promoção do desenvolvimento. A proposta pedagógica do Caminho do Saber concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários.

Promove aprendizagem significativa, levando o aluno a vivenciar a prática de boas ações em seu meio – entre colegas, professores e familiares. Os alunos são incentivados a buscar novas conexões entre os objetos aprendidos, atrelando um ou mais conhecimento de diferentes áreas, revisitando o mundo com uma nova perspectiva sobre o tema estudado.

Valoriza o indivíduo e incentiva atitudes seguras, construindo sujeitos conscientes e participativos, multiplicadores de virtudes essenciais ao bom convívio em sociedade.

Estimula os alunos a conversar, trocar experiências, refletir, discordar, ponderar e questionar, auxiliando-os na construção de novos campos e habilidades de  aprendizagens.

Prioriza o saber ouvir, saber dialogar e saber conviver com as diferenças, respeitando outras culturas e crenças. Educa para a cidadania ética e moral.

Permite ao professor atuar como mediador da aprendizagem e na construção dos protagonistas (alunos), ao longo do processo de ensinar e aprender cidadania.

A busca da educação voltada para valores está presente em todos os lugares por onde passamos: praças, ruas, lojas, supermercados, escolas. O Colégio Caminho do Saber, como espaço social destinado à construção de conhecimentos histórico-científicos, pauta-se em valores humanos. É um ambiente que acolhe, reconhece e valoriza o indivíduo; incentiva-os  as boas atitudes; interfere positivamente na sociedade mediante ação transformadora..

Não menos importante, são os questionamentos: Quais habilidades os alunos desenvolverão em sua caminhada escolar? Sejam quais forem, devem ser habilidades teóricas, reflexivas e críticas. Essa é a capacitação para a iniciativa concreta, pela busca de ações que levam à mudança da realidade e chegam à transformação da sociedade.

O Material disponibiliza também a plataforma  SAE Digital, onde configura-se como mais uma ferramenta de estudo, aprendizagem e avaliação aos estudantes, pois nesse ambiente on-line eles podem avaliar o aprendizado dos conteúdos vistos em sala por meio da resolução de questões on-line, em todas as disciplinas. Contém vídeo aulas, exercícios e revisão.

Eles são incentivados a explorar padrões e regularidades e são convidados a procurar relações, descobrir métodos que funcionam, justificar resultados, desafiar o raciocínio dos outros e desenvolver o pensamento reflexivo. Colocam-se em ação para apresentar e discutir ideias e para defender um determinado modo de resolução ou uma estratégia pessoal. Os alunos são avaliados semanalmente, para melhor desenvolvimento delas. E simulados são feitos bimestralmente para uma melhor preparação para o Ensino Médio.